Violência e Games

Marcadores: ,

ANTES DE MAIS NADA eu preciso passar este link: http://gameoverthinker.blogspot.com/ - foi deste sujeito que tirei a idéia deste post. Explicarei ao longo do caminho.

Aquele sujeito do link é o Game Overthinker, é uma espécie de "filósofo" dos games. É um geek com idéias "mindblow" e explica através de videos os seus pensamentos, e sim: está em inglês, FALADO ainda por cima e não sei se existem legendas, mas tanto faz, pouca gente lê meu blog mesmo, e como o Phanta uma vez comentou comigo "Quem quer aprender alguma coisa, aprende inglês primeiro" - Então vá pro inferno aí.

Ele aborda temas muito mais profundos do que este que vou tocar. Porém este é um assunto que sempre rodeou a minha vida de evangélico, e sua função sempre foi um tanto óbvio e eu já havia percebido isso ainda adolecente, dentro do cenário musical (nos gangsters do RAP e nos queimadores de igreja do Black Metal) - mas eu nunca havia me tocado sobre como isso funcionava BEM DEMAIS no reino dos games também.

Ééééé, eu tô falando de VIOLÊNCIA NOS GAMES, rapaziada.




Mortal Kombat... Doom... Carmageddom... Resident Evil. São jogos extremamente violentos, obscuros, tinham um clima de "ocultismo", de "coisa feia do tinhoso", de violência que ultrapassava os limites da época. Os jornais acusavam isso, os adultos acusavam, as IGREJAS também acusavam e ele vinha com um selo na capa: "NÃO RECOMENDADO PARA MENORES" - quão mais legal isso poderia ficar? Esses jogos criavam toda uma Bola de Neve de mistério e proibição, além de jogar você ainda tinha aquela sensação de "estou fazendo uma coisa proibida!".


Então, se você tem mais ou menos 20 anos, concorda comigo que desde a época do Super Nintendo, existiam jogos violentos. E você sabe que desde quando eles surgiram, SEMPRE houve protestos por parte da população mais velha e conservadora, e mesmo assim, jogos violentos não pararam de ser produzidos.

Muito pelo contrário, a fabricação deste tipo de jogo só cresceu.

E eu vi isso de perto, eu sinto vergonha de mim por ter demorado para perceber a grande verdade no sistema de market destes jogos e no porque eles darem tão certo. Porque essas empresas não pararam de fabricar jogos diante de tantos protestos? Porque eles vendiam tanto, se era tão protestado? A resposta é simples:

ELES QUEREM QUE AS PESSOAS PROTESTEM CONTRA SEUS JOGOS!

Rockstar, Capcom e todas as outras. Esta é a estratégia MAIS BÁSICA para se mexer com o público adolescente: proíba algo e eles vão comprar como água. Acho que eles aprenderam isso com o Rock'n'roll talvez, sei lá. Mas o fato é que esta estratégia era genial: faça um jogo violento, coloque um selo de "NÃO RECOMENDADO" e deixe que os mais velhos reclamem, logo logo a garotada vai cair matando em cima, querendo comprar porque É PROBIDO. E quanto mais as pessoas protestarem, mais market você estará fazendo e mais o adolescente rebelde vai querer comprar. Porque é assim que o jovenzinho funciona, já que 90% deles são uma cambada de escroto criado à leite com pêra.


E não venha me dizer que eu preciso de mais evidências desta estratégia de Market

E porra, dêem uma olhada nesses jogos considerados ultra violentos: Carmageddon ERA RUIM! O jogo era uma bosta, a única coisa chamativa era a violência. Ele rendeu dinheiro pra caramba e nem era divertido: era apenas "proibido" (mas qualquer lojinha vendia o jogo.)

Isto é tudo o que eu tenho pra comentar, se você gostou do assunto, assista coisas do Game Overthinker, ele é incrível. É raro encontrar gente assim na internet.

Comments (0)

Postar um comentário