Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood

Marcadores:

Eu queria começar falando sobre como a série "Sonic" decaiu desde Sonic Adventure 2. Mas eu acho que não preciso, muitos de vocês já conhecem a decadência deste personagem e entrar em detalhes seria como reviver traumas que eu quero esquecer.

Traumas como aquele Sonic do Xbox360.



POR QUÊ, SEGA? POR QUÊÊÊÊÊÊÊÊÊ...

Em um mar de decadência e vergonha, eis que surge uma luz no fim do túnel.




Olá luzinha no fim do túnel... Será que você é um trem?

Antes de falar sobre o jogo, cabe fazer uma citação: vocês já jogaram Star Wars: Knights of The Old Republic? Well, eu não, mas aqui vai uma breve explicação; este jogo é considerado, por muitos fãs da série Star Wars, como uma "Obra-Prima". É um RPG com um roteiro bom e um sistema elogiado. Lembrando que esta opinião não é minha, mas da maioria dos fãs. A empresa que fez este jogo elogiadíssimo pelo público e crítica é a Bioware, a mesma que lançou o Neverwinter Nights, outro jogo honrosamente mencionado.

O que isto tudo tem à ver com Sonic? Os mesmo criadores de KOTOR (abreviação para Knights of The Old Republic, seu noob infeliz) são os que trabalharam no SONIC CHRONICLES: THE DARK BROTHERHOOD!

Confesso que peguei o jogo sem quase nenhuma esperança, e qual foi a minha surpresa quando me deparei com RPG de proporções aceitáveis, e para dar um tapa na cara ainda maior: uma história BOA.

Tá, tá. Não é nenhum Xenogears, nem Chrono Trigger... Mas digamos que para a história de um porco-espinho azul supersônico que tem um amigo de dois rabos que VOA, eles fizeram um trabalho extremamente decente: Sonic nunca deveria ter um roteiro, ele foi criado para ser um plataforma e SÓ ISSO. E cada jogo que passa, tentam colocar ele em alguma história cinematográfica, fracassando de forma miserável.

O que não é o caso de Sonic Chronicles. A história é simples, mas bem colocada no universo do Sonic e as falas MUITO BEM ELABORADAS. Sonic chega até mesmo à ser funny em alguns momentos, e é a primeira vez, desde a época em que ele começou a falar, que ele é funny. E o Robotinik agora tem uma personalidade engraçada e fala MESMO como um gênio wacky malvado.

Falando na história, ela é mais ou menos assim (fazendo meu máximo para não dar Spoilers): Dr. Eggman (ou Robotinik) foi derrotado mais uma vez pelo Sonic e seu grupo. Depois da derrota, ele é considerado morto por estar desaparecido. Algum tempo depois do evento, Sonic resolve visitar Green Hill Zone e recebe uma ligação de Tails: algo muito estranho aconteceu e Knuckles foi raptado por um grupo de guerreiros apelidados de "Marauders" - ninguém sabe de onde eles vieram ou se eles tem alguma ligação com Dr. Eggman. A partir disso, a trama do jogo se desenvolve.



Tem algo muito injusto até agora neste review: eu ainda não mencionei o EXCELENTE SISTEMA DE BATALHA



Sim. O jogo tem um sistema de batalha incrível, rápido e divertido. E é bastante único. As batalhas não são randons: isso significa que os inimigos aparecem na tela e ao encostar neles, entra na tela de batalha. A perspectiva lembra muito Final Fantasy: inimigos de um lado, heróis do outro. Os turnos são baseados na agilidade de cada personagens (o que significa, é claro, que Sonic quase sempre é o primeiro à atacar) o menu lhe dá as seguintes opções: Atacar, Pow Moves, Usar Itens, Defender, Fugir.

Okay, até aí nada de novo, parece um sistema bem clássico: O destaque fica para os Pow Moves. São os ataques especiais, e para executá-los você precisa fazer os comandos certos na tela de toque, em uma analogia, os comandos de toque lembram bastante Elite Beat Agent, você precisa tocar nos balõezinhos na hora certo e "arrastar" outros botões.

Você também pode fazer Pow Moves com seus parceiros, no melhor estilo Chrono Trigger, hell yeah!

Existem 3 classes de personagens no jogo: Power Class, Shifter Class e Support Class

Power Class: Personagens que se concentram em DAR PORRADA, como o Sonic ou Knuckles. Eles tem ataque e defesa maior e seus movimentos especiais são focados nos danos.

Shifter Class: Uma mistura de Power Class com Support Class. Amy e Rouge são desta classe. Tem ataque alto, mas seus movimentos especiais se dividem entre ajudar o grupo e causar dano.

Support Class: O nome dispensa explicação: personagens que se concentram em ajudar o grupo, tais como Tails e Cream e tem ataque baixo.

O jogo também tem um outro sistema: O sistema dos Chaos! Sim, aquelas criaturazinhas imbecis que não serviam pra nada, agora servem pra alguma coisa! Você pode equipar nos seus personagens e assim garantir poderes especiais ou vantagens, como aumento de defesa ou aumento do HP. Eles são partes importantes da estratégia do jogo.

O jogo também dá ênfase à exploração do Cenário: você precisa dos personagens certos para chegar em lugares difíceis. Cada personagem faz o seu papel na exploração: Tails voa e leva o grupo à lugares altos, Sonic corre e pode levar o grupo por encanações ou loopings, Knuckles escala e pode subir paredes. Somente explorando o cenário você encontra Chaos e eles são de extrema importância para as batalhas.







Conclusão: Sega, primeira acertada com o Sonic depois de tantos ANOS. Chamar a Bioware para produzir jogos foi uma "jogada" excelente (OLHA! PIADA! HÁ!) e sem dúvidas, Sonic Chronicles entra como um dos melhores RPGs do sistema. E para os puritanos da época do Mega Drive, dêem uma olhada no Making of do jogo, tem no youtube. O jogo foi feito com EXTREMO RESPEITO ao personagem, coisa que Sega deixou de ter faz algum tempo.

O jogo é uma esperança para os fãs desiludidos do Sonic.

Comments (0)

Postar um comentário