Viva la Vida Loca!

Marcadores: ,

Pois é, eu sei que é um pouquinho tarde pra falar sobre o assunto, mas vocês viram a música Viva La Vida do Coldplay? Eu não assisto TV faz alguns anos, por isso só fiquei conhecendo a música quando soube que Joe Satriani estava processando a banda por plagiar uma de suas músicas, aquela If I Could Fly, que por sinal é muito louca.


Então encontrei videos no youtube comparando as duas músicas, colocando uma em cima da outra e tudo mais; o plágio ficou evidente. Claro que é comum você criar alguma coisa, e copiar de alguém sem querer, isso tem até um nome científico bonitinho que eu esqueci. Mas o fato é que a música do Coldplay é similar demais com a do Satch.



No que o Coldplay se manifestou sobre o caso, eles disseram no site oficial da banda;

"Com o maior respeito possível a Joe Satriani, infelizmente achamos necessário responder publicamente às suas alegações. Se existirem semelhanças entre as nossas duas músicas, eles são totalmente coincidentes, e tão surpreendente para nós como para ele. Joe Satriani é um grande músico, mas ele não escreveu a canção Viva La Vida. Nós pedimos respeitosamente a ele para aceitar as nossas garantias e desejamos o desejamos tudo de bom e sucesso em seus futuros trabalhos. Coldplay."


Bem, eles pareceram muito educados e tal, mas pra mim soaram como; "Ei Joe, você é legalzão e tudo mais, agora vai embora, vai"

Eu fiquei muito curioso para saber o que Joe Satriani pensava sobre o assunto, mas não encontrava nenhuma manifestação dele, até que googlando mais um pouco, achei uma entrevista dele no MusicRadar, então eu traduzi todas as falas dele pro Português e tirei a opinião escrota dos jornalistas entre as falas pra colocar aqui.

Achei bastante satisfatório, ele deixa bem claro tudo, aqui vai a manifestação do Satriani:

Falando exclusivamenta para o site MusicRadar, Joe Satriani comenta sobre suas emoções na primeira vez que ele ouviu Viva la Vida do Coldplay;

"Foi como uma adaga fincada no meu coração, doeu muito" Satriani diz; "O momento que eu ouvi, eu sabia que era a minha If I Could Fly"

Com as coisas prosseguindo, Satriani não era o único que indentificou similiaridades entre If I Could Fly e Viva La Vida:

"Quase que imediatamente, no minuto que a música foi lançada, minha caixa de e-mails lotou com pessoas dizendo; "Ei, você ouviu esta música do Coldplay? Eles copiaram você cara!" Eu não consigo lhe dizer quantos e-mails eu recebi."

"Todo mundo notou as similiaridades entre as músicas. É bastante óbvio. É simples assim: Quando você ouve a música você diz; "wow, isto é uma verdadeira cópia!"

O que faz a situação verdadeiramente dolorosa para Satriani é que If I Could Fly não é uma música qualquer, é uma composição que ele elaborou por cerca de 10 anos antes de gravá-la.

"Eu comecei a escrevê-la na turnê do Flying in A Blue Dream em 1990. Mas por causa da forma que eu componho, algumas músicas levam tempo, assim como esta. Em 2003 eu comecei a monta-la à sério. Eu a toquei em um violão e gravei em demo assim eu poderia cantar a melodia, depois a fiz em uma guitarra para conseguir o som. E a performace foi espontânea, certa e emocional."

Desde que If I Could Fly foi lançado em 2004, Satriani ficou satisfeito com as reações dos fãs, muitos chamaram a música de "a mais cativante de suas composições"

"Esta foi a intenção desde o início" - ele diz - "É uma carta de amor pra minha esposa, Rubina - uma simples e direta expressão de sentimento."

"É isso que mais machuca nisto tudo. Eu perdi tanto tempo escrevendo a música, pensando sobre ela, amando ela, cuidando dela, e quando eu finalmente a gravo e toco nos palcos do mundo afora - alguém vem e toca a mesma melodia e diz ser dele."

Desde que começou o processo contra Coldplay, Satriani teve sua vida virada de ponta-cabeça

"Esta é a coisa mais estranha que eu já me envolvi" ele diz. "A atenção da mídia é bizarra e surreal. Eu realmente não posso explicar como passei estes dias"

Satriani diz que seus motivos para o processo são puramente artísticos e baseado no senso de certo e errado.

"Todo mundo diz que eu estou perseguindo os caras do Coldplay, como se eu estivesse fazendo isso com maldade" ele diz. "Isso é a última coisa na minha mente. Eu só estou fazendo o que eu preciso fazer como um artista, proteger o que é meu, proteger os sentimentos que eu coloquei nesta música."

"Eu fiz de tudo para evitar o processo, mas o Coldplay não queria conversar sobre isso. Eles queriam que essa coisa toda fosse embora. Talvez eles tenham pensado que este pequeno guitarrista os deixasse em paz depois de um tempo, eu não sei."

"Mas nós estamos falando sobre um pedaço de arte que eu criei, algo que eu realmente sinto que é importante. Acho que qualquer um se sentiria assim."


Pois é, isso é tenso.

Comment (1)

Muito tenso.

Postar um comentário